segunda-feira, 14 de abril de 2008

Falhas e buracos dos governos

Um dos problemas mais enfrentados por motoristas, principalmente caminhoneiros, é o grande número de estradas destruídas e esburacadas em todo o território nacional.
Uma pesquisa da Conferência Nacional dos Transportes (CNT) mostra que de 1,7 milhões de quilômetros de extensão de estradas em todo o Brasil, apenas 165 mil quilômetros estão pavimentadas, o equivalente a 9% do volume. Do total, 24% estão em péssimo estado e por esse motivo, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), os custos operacionais dos Veículos aumentaram em 38%.
Devido o estado decadente das estradas, o índice de acidentes cresce em torno 50% (segundo a pesquisa do IPEA), além dos motoristas gastarem mais tempo de viagem.
Mas o grande problema é que um problema acaba levando a outro. Em Juazeiro na estrada em direção a ilha do Rodeadouro se vê
um trecho quase que intransitável. Motoristas precisam fazer manobras arriscadas para se esquivarem dos buracos, várias crianças jogam terra na beirada da estrada para tampar os buracos e param os motoristas para pedir dinheiro, um trocado.
Sabia que só no Brasil mais de dois milhões de crianças trabalham de alguma forma? Ser criança, senhores governadores, é sinônimo de brincar, estudar e aprender! Enquanto essa gurizada poderia estar nas escolas, aprendendo, aproveitando a infância, estão nas ruas, nos sinais, nas estradas tampando os buracos dos governos.
O trabalho é prejudicial para as crianças, pois impede que estas aproveitem a infância, que freqüente as escolas, que se desenvolvam e tenham boa educação e , ás vezes, causam sérios problemas físicos ou psicológicos.
E ainda se fala em redução de maioridade penal nesse país, uma proposta que busca apenas encobrir as falhas dos poderes, em um Brasil composto por leis que não asseguram os direitos básicos da cidadania a crianças e adolescentes. Essa realidade precisa mudar.

Nenhum comentário: