domingo, 6 de abril de 2008

ARTE-EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO

A arte é um importante trabalho educativo, pois procura através das tendências individuais, encaminhar a formação dos educandos, estimula a inteligência e contribui para a formação da personalidade do indivíduo, sem ter como preocupação única e principal a formação de artistas, mas sim de cidadãos com consciência de classe e visão crítica da realidade.
O NAENDA (Núcleo de Arte Educação Nego D’água) vem fazendo esse trabalho de arte-educação no bairro Quidé. Com seus programas e projetos, oferece à seus alunos e à comunidade em geral, oficinas artístico-pedagógicas nas linguagens de teatro, música, dança, circo, artes plásticas, entre outras, favorecendo assim, a compreensão da realidade e participação sócio-cultural na comunidade.
A arte-educação tem um objetivo maior que a formação de profissionais dedicados a esta área de conhecimento, ela busca oferecer aos indivíduos condições de interação com as artes e inserção social.
No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/96) estabeleceu em seu parágrafo 2º que:
“O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.”
A arte é um importante patrimônio cultural da humanidade e todo ser humano tem direito ao acesso a esse saber. Entretanto, há um grande número de comunidades carentes e até escolas, sem esse acesso à arte, grande instrumento de transformação, porém muito pouco difundida. Se houvesse um investimento maior em cultura, talvez os altos índices de criminalidade que assolam esta nação diminuiriam.
O NAENDA se preocupa com isso, e com seu trabalho mudou a cara do bairro Quidé, antes famoso por conta da violência, hoje aplaudido por seu grande potencial artístico e cultural.


Por Edson Carvalho

2 comentários:

Alê .É preciso amar.. disse...

Uma iniciativa muito boa !!!!

Érica Daiane disse...

Uma iniciativa muito boa e o texto tb! Ficou muito bom mesmo.
Senti falta da cobertura do Dia do Teatro, até pensei em fazer um texto e mandar p vcs, mas agora já foi...
E o debate de gênero aí no bairro? Tô afim de tocar... Já andei conversando com Antônio e Claudivam sobre isso. Bora lá!