segunda-feira, 21 de abril de 2008

Bairro Quidé será Núcleo de Vivência do ERECOM

Quem ainda não conhece essa sigla, provavelmente fica curiosa/o ao ler o título do texto. ERECOM quer dizer Encontro Regional de Estudantes de Comunicação, que este ano acontecerá em Juazeiro e contará com cerca de 350 estudantes de Comunicação dos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas. Do dia 30 de abril ao dia 04 de maio próximos, a UNEB (Universidade do Estado da Bahia) será sede deste encontro, que traz como tema: “Comunicação e Educação: um diálogo necessário na luta pela superação das opressões”.
Diante desta temática, as discussões voltam-se para a relação entre a teoria e a prática, debate necessário no processo de mudança por meio da mobilização social. Neste sentido, a Comissão Organizadora do ERECOM destinou um dia da programação para os Núcleos de Vivências, momento em que as/os estudantes sairão do espaço da UNEB para vivenciarem o dia-a-dia de algumas comunidades, bairros e projetos sociais de Juazeiro e Petrolina. O bairro Quidé, por todo seu histórico de luta e de mudança sócio-cultural ao longo dos últimos anos, foi um dos escolhidos para ser um desses espaços de vivência.
Portanto, dia 02 de maio (sexta-feira) cerca de 140 estudantes estarão em constante integração com as/os moradores do Quidé numa relação de troca de conhecimento e experiências. A programação está prevista para iniciar às 9h com uma apresentação do bairro para as/os visitantes e comunidade em geral; à tarde o NAEND’A irá oferecer oficinas de arte-educação para as/os encontristas enquanto a comunidade também receberá oficinas ministradas por estudantes de Comunicação.
Além do bairro Quidé, o Bairro Tabuleiro, em Juazeiro, o José e Maria, em Petrolina, a Rádio Comunitária Liberdade FM, em Campos (Itamotinga), o acampamento do MST Salitre e o IRPAA também serão Núcleos de Vivência na perspectiva de valorizar o trabalho Social e discutir o papel dos Movimentos Sociais na construção de uma sociedade justa e igualitária.

Um comentário:

Hellen Santiago disse...

Valeu garota! É muito bom ter vc como nossa colaboradora, continue escrevendo!