segunda-feira, 7 de abril de 2008

CAOS NA SAÚDE PÚBLICA

Um inseto de proporções mínimas vem tirando, literalmente, o sono de milhões de brasileiros. O mosquito do gênero Aedes é o vetor responsável pela trasmissão da dengue, assunto que, diariamente, vem sendo polemizado e difundido pelos veículos de comunicação e sociedade em geral.
A dengue é uma virose que provoca febre, dores nos músculos, nas articulações e vômito. Em casos mais graves produz hemorragia e pode até matar, como é o caso de dezenas de pessoas vitimadas principalmente nas regiões sudeste e nordeste do Brasil, onde os índices de infectados são mais alarmantes.
É preocupante, aliás, vergonhoso a forma com que a epidemia de dengue se alasta no Rio de janeiro, mas não é preciso ir longe, tendo em vista que o nordeste é o segunda região mais afetada: Bahia, Ceará, Sergipe. Nenhum estado está imune à doença.
Em Juazeiro somente esse ano já foram detectados mais de 300 casos de suspeita de dengue. Destes aproximadamente 115 já foram confirmados, incluindo 1 caso de dengue hemorrágica. Esse é apenas mais um reflexo do descaso dos governos brasileiros com a saúde pública.
Senso assim, cabe a população tomar as devidas precupações para evitar a doença, como:
lave a vasilha de água de seus animais, pelo menos uma vez por semana, com bucha, sabão e água corrente, verifique se todos os ralos da casa estão desentupidos e, se não estiver usando, deixe-os fechados, jogue todo objeto que acumula água no lixo, exemplos: tampas de garrafas, casca de ovo, latas, copos descartáveis, plásticos de cigarro.
Guarde garrafas e baldes vazios de cabeça para baixo. Faça sua parte a fim de tentar compensar a ineficiência do Estado brasileiro.

4 comentários:

Alê .É preciso amar.. disse...

Mandou bem Ailon!!!

Quercia Oliveira disse...

Êita que essa galera ocupa, resiste e produz!!
Vocês são multimeios: net, rádio, informativo...
Vamos que, que vamos!
Nos apropriemos dos meios e faremos nossas vozes ecoar!


Sim, pessoas visitantes... vamos clicarrrrrrrrrr!!

Unknown disse...

Eu também estou bem atenta ao Vozes da Periferia !!!É isso ai galera !!!!!

Hellen Santiago disse...

É isso aí cara, bora escrever...
Xero