terça-feira, 3 de junho de 2008

Rio São Francisco, o Nilo brasileiro

As margens do São Francisco há muito tempo vem sofrendo um processo de degradação ambiental. Isso é resultado de um desenvolvimento não compatível com a realidade das comunidades que estão às margens do rio.
Aqui em Juazeiro onde antes, em pequenas propriedades, famílias tradicionais retiravam o seu sustento a partir do cultivo de frutas e verduras adaptadas ao solo e clima da região, hoje essas pequenas propriedades “cederam” lugar para a construção de condomínios luxuosos.
Se não bastasse o fato de desmatar e deixar a margem desprotegida, há algo também preocupante que é a poluição das águas do Velho Chico.
Todo o lixo produzido por grande parte da classe média juazeirense residente naqueles condomínios - principalmente os localizados nas proximidades do bairro Pedra do Lord, no qual não há um sistema de tratamento de esgoto - é jogado diretamente ao rio e vai ao encontro da água, poluindo-a, e isso ocasiona a morte dos poucos peixes que ainda existem e até mesmo é um grave risco a saúde a nós que temos de usufruir dessa água contaminada.
Os movimentos sociais e toda a sociedade juazeirense que tanto necessita do São Francisco, esperam por dias melhores, contudo precisam ir à luta e com resistência, se não o nosso rio deixará de ser chamado de Nilo brasileiro pra denominar-se Tietê do nordeste.

Nenhum comentário: