terça-feira, 3 de junho de 2008

INFORMAÇÃO A FAVOR DE QUEM?

Os meios de comunicação existem para ajudar a comunidade fornecendo notícias sobre tudo que acontece, seja a nível regional, nacional e até mesmo mundial.
No entanto a mídia comercial, isto é, a mídia que é patrocinada por empresas e pela elite, acaba distorcendo ou veiculando informações de forma extremamente sensacionalista, favorecendo, muitas vezes, aos interesses daqueles que lhe dão patrocínio.
De acordo com o dicionário Aurélio, sensacionalista é: “Pessoa que procura produzir grandes sensações”. Essa foi exatamente a forma como as emissoras, sobretudo a Globo fizeram com caso da menina Isabela, pertecente à classe média e assassinada, segundo a polícia, pelo pai e pela madrasta. A mídia transformou o crime de certa forma num romance divido em capítulos. Até hoje se fala dele, diferentemente de tantos outros casos de crianças pobres que além de sofrerem privações econômicas, ainda são vítimas de violência pelas mãos de seus parentes mais queridos. Ambos os casos foram hediondos.
A questão não é o simples o fato de um caso ter mais atenção que o outro, mas a forma sensacionalista com a qual as grandes emissoras tratam uma tragédia como essas.
Por isso devemos sempre nos perguntar: Que valores veiculam meios de comunicação como esses, patrocinados por indivíduos movidos por interesses econômicos?
A mídia alternativa, sobretudo o Vozes da Periferia, repudia esses veículos que todos os dias infiltram na cabeça do povo valores de uma classe dominante, valores que não são do povo, desrespeitando nossas culturas e sentimentos. Queremos um meio de comunicação que fale do povo, para o povo, educando-o e despertando a sua consciência. É isso que o povo quer.

Nenhum comentário: